Clássico com garra “à Porto” dá vitória na Taça aos Dragões

O FC Porto venceu o Benfica por 3-0 com bis de Evanilson e um de Vitinha, qualificando-se assim para os quartos de final da Taça de Portugal.

Contra os adversários e todas as peripécias causadas por outros (contra tudo e contra todos), o FC Porto venceu o Benfica por 3-0 com golos de Evanilson (2) e Vitinha e qualificou-se para os quartos de final da Taça de Portugal.

Não há outro adjetivo que possa simbolizar melhor a entrada arrasadora do FC Porto na partida que “À Porto”. Os Dragões partiram praticamente em vantagem com um golo nos primeiros segundos de Evanilson. As redes viriam a voltar a balançar por culpa da classe e arte de Vitinha. Após um duelo aéreo, com Helton Leite fora da baliza, o esférico sobrou para Vitinha que, de primeira, colocou a bola por cima do guardião benfiquista.

Luis Díaz, no seu jeito habitual, mostrou em campo porque é um dos 100 melhores jogadores do mundo no momento, tal como o The Guardian o elegeu, e foi fundamental no terceiro golo do FC Porto. À passagem da meia hora, o génio colombiano desmarcou-se em diagonal a partir da esquerda, deixou Vertonghen no chão e, com a frieza que só um jogador de topo tem, assistiu Evanilson para o seu bis no embate.

A equipa de arbitragem teimou em ser protagonista e em condicionar a partida e, primeiro aos 33 minutos, sancionou uma cotovelada intencional de Taarabt a Otávio com…uma falta do brasileiro. Aos 45 minutos, numa intenção declarada há vários minutos, o árbitro da partida expulsou o avançado portista por uma falta inexistente sobre João Mário e, além de o tirar deste encontro, impediu-o de estar presente no próximo jogo do campeonato…frente ao Benfica.
Como a justiça tarda, mas não falha, Otamendi acabou por ver o segundo cartão amarelo e o respetivo cartão vermelho na sequência de uma das muitas faltas sobre Luis Díaz. Ainda se celebrou o quarto golo azul e branco antes do final do jogo, mas foi assinalado fora de jogo a Fábio Cardoso.

Com rigor, ambição, paixão e muita competência, com os valores que honram o símbolo e a história do FC Porto, os Dragões ultrapassaram toda e qualquer peripécia e seguiram em frente no que foi um clássico à antiga. Três laços bem atados na prenda que todos os portistas queriam: o FC Porto está nos quartos de final da Taça de Portugal.